Planejamento das Oficinas de reciclagem de papel com as representantes da rede Municipal de ensino de Barreiras

O Brasil tem uma produção de resíduos sólidos por habitante/ano semelhante à de países desenvolvidos, mas ainda tem um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e pouca reciclagem. É o que mostra uma análise feita pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) por ocasião dos seis anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, comemorados no começo do mês.

Foto: Supema.

Pensando nisso, a Superintendência do Meio Ambiente (Supema) da UFOB está se preparando para a segunda edição do projeto “A arte de reciclar para preservar”.  A oficina gratuita é direcionada a estudantes de 10 a 12 anos de escolas da rede municipal de educação de Barreiras. No curso, os estudantes aprenderão como reciclar papel e em como utilizá-lo juntamente a técnicas artísticas de recorte, colagem, montagens, painéis, desenhos e pinturas, mesclando conhecimento teórico e prático.

Foto: Supema.

A cada 15 dias, uma turma de uma escola diferente participará da Oficina, e as ações serão realizadas no Laboratório de Educação Ambiental e Reciclagem (LEAR) da Supema, localizado na Reitoria da UFOB. Para o coordenador da atividade, professor José Leonardo Vanderlei, o incentivo à popularização dos processos de reciclagem e reuso dos resíduos contribui para a formação de uma consciência ambiental coletiva desde cedo.